Condições básicas para aplicação:
A parede precisa estar lisa, livre de gorduras, umidade e mofo. A superfície deve ser levemente porosa para possibilitar a absorção da cola.
Observar o estado da tinta ou outro material que esteja na parede. Se estiver velho ou soltando, precisa ser feita a correção para a perfeita fixação do papel. Um teste simples pode ser feito com fita adesiva, se a tinta sair junto com ela, a parede precisa de correção.
A cola não adere em tinta acrílica, óleo ou epóxi. A parede precisa ser lixada para ficar porosa o suficiente para a adesão da cola.
Paredes pintadas com cores fortes podem sombrear o papel, alterando sua cor, principalmente se for branco, de cor clara ou gramatura fina.
A madeira necessita ser lixada e se for natural, o uso de um primer é indicado, assim a pigmentação não mancha o papel.
Azulejos precisam receber uma mão de massa corrida, assim o papel não retrata os desníveis do rejunte.
Preencher com gesso ou massa os pequenos orifícios, trincas e fissuras;
Em caso de fissura estática, pode-se aplicar uma tira de MakuVlies com cola branca, para corrigir essa trinca e/ou fazer correção com gesso e cola branca. Estando bem seca, o papel pode ser aplicado.
Fissura dinâmica com mais de quatro milímetros, requer reparo. Utilize massa corrida com uma fita seladora. Só depois de seco, aplique o papel.
Tirar o PH da parede e fazer o teste de umidade.
Quando a pintura está levemente desgastada, para fixar pequenas partículas e criar uma película receptiva, a cola que vai ser utilizada no papel de parede ou uso do líquido selador primer, funciona como barreira.